quinta-feira, 6 de junho de 2013

A despedida... Ou melhor dizendo, um até logo.

Enfim, chegamos ao último post do blog Riding through Iberia.

Foram 49 dias desde o último 19 de abril quando inauguramos este espaço contando um pouco da vida dos idealizadores da aventura, do projeto em si, da rota e dos desafios e encantos que nos esperavam pelo caminho. O projeto Riding through Iberia nasceu com a pretensão de ser mais que um testemunhal de viagem de motoaventura, procurando em todos os textos, fotos e videos aqui postados retratar os fatos pitorescos, as belezas dos lugares por que passamos e um pouco de sua história e cultura, além é claro de dicas da estrada e as nossas impressoes sobre as máquinas usadas na jornada. Assim, acreditamos que o blog acabou sendo interessante nao apenas para os nossos amigos que compartem a mesma paixao por motociclismo, mas para outros, interessados nos destinos, sua história e variada cultura e gastronomia do norte da Península Ibérica.

O Riding through Iberia em números nao foi um recorde em distância percorrida com os seus mais de 3.500 km para estes experientes aventureiros que já enfrentaram estradas rumo a destinos mais distantes e inóspitos, mas foi sem dúvida um salto em termos de repercussão. Durante os preparativos da aventura e as mais de 290 horas de viagem, 43 das quais em cima das motos, este blog recebeu mais de 3.000 visitas e a página da Magic Window no Facebook contou com 3.986 hits em links relacionados a aventura Riding through Iberia

Outro destaque foi o verdadeiro caleidoscópio de culturas que encontramos pelo caminho. Para nós brasileiros acostumados a dimensao continental do nosso país e, principalmente, a sua unidade linguística, encontrar em apenas 13 dias de estrada placas de trânsito em 6 idiomas diferentes é digno de nota: castelhano, português, galego, euskara, francês e catalão. E claro toda a diversidade cultural dos costumes, dos sabores da gastronomia e do temperamento de portugueses, galegos, asturianos, povos cantábricos, bascos, navarros, franceses, catalães e aragoneses.  Em suma, tivemos um verdadeiro banho, mesmo que brevemente, da cultura dos povos da região.

Ao final não podemos deixar de agradecer em primeiro lugar por poder contar com amigos como o Neto, o David, a Valéria e a Paula, sem os quais esta aventura não seria possível e que nos permitiram registrá-la neste blog. E principalmente, amigos sem os quais a mesma não teria a menor graça. Um Riding through Iberia sem a ansiedade produtiva do David, que não consegue parar quieto um minuto se quer; o planejamento do nosso intrépido navegador, Neto, nas suas inúmeras tentativas de ensinar o "padre nosso" ao "vigário" do GPS; a animaçao da Valéria em acompanhar o David ao "infinito e além"; e a alegria da Paula não nos daria o mesmo prazer e a alegria do compartilhar a aventura do caminho.

Além dos velhos amigos, não podemos deixar de citar aqueles amigos que descobrimos durante os preparativos da aventura e que nos ajudaram na jornada. A eficiência e a flexibilidade da IMTBike, a amabilidade dos serviços da Norboxe no Porto e a providencial atenção da Motoracing Trial em Moreda que nos tirou de um grande apuro e salvou um dia da aventura. Para todos, desejamos sucesso em seus negócios e saúde para seus colaboradores e familiares.

Com isso nos despedimos com um último slideshow que faz uma retrospectiva das mais belas imagens da aventura Riding through Iberia. Deixamos aqui os votos de que esta seja mais uma de muitas outras aventuras que estão por vir.

Beijos e abraços,

Luiz Alfredo Santos & Daniela Torchetti
Magic Window
www.magicwindow.es

Veja os outros blogs dos aventureiros do Riding through Iberia:

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Última etapa e chegada a Madrid

Enfim, a aventura chegou ao fim. O Riding through Iberia deixou Zaragoza rumo a Madrid para os últimos 314 Km da longa jornada pela Península Ibérica, Pirineus e Sul da França. Pelo caminho os touros bravos de Osbourne deixavam as últimas lembranças das estradas e da cultura espanhola.
Touro Bravo de Osbourne mais que uma marca comercial de brandy do Grupo Osbourne, um símbolo da Espanha.
O primeiro a chegar foi o carro de apoio. Nao que tivêssemos combinado desta forma, mas em funçao das paradas e diferentes caminhos entre A-2 e R-2 na chegada a Madrid, eu e a Paula acabamos chegando primeiro em casa. Assim, pudemos registrar o exato momento da chegada das motos do Riding through Iberia. O Neto, nosso "Baby", chegou em seguida com a sua GTL 1.600. Cinco minutos depois chegavam os Ravanedas que foram recebidos com alegria pela família Marçolla Santos e o resto do grupo.
Neto completa mais uma aventura... Muitas ainda virao agora que o casal está radicado na Europa.
Os Ravanedas chegam na seqüência felizes por haver completado mais uma de suas aventuras.
A felicidade do grupo era grande, afinal chegava ao fim mais uma aventura. A já longa lista de magníficos destinos de moto aventura visitados pelos membros do grupo somava-se mais um. Rota 66, Grand Canyon, Zion Park, Oeste da California, Death Valey, montanhas do Colorado, Deserto do Atacama, Ushuaia,... Acabavam de ticar o norte da Península Ibérica. Era a conclusao do Projeto Riding through Iberia que pretendia trazer todos os detalhes da aventura, através dos relatos, fotos e videos postados neste blog pela galera da Magic Window  para que você nosso leitor pudesse se sentir na garupa das motos do Riding through Iberia. Enfim, todos estávamos cansados pelas 290 horas da jornada, 13 dias e 12 noites, 43 horas em cima das motos e mais de 3.500 Km cruzando as magníficas paisagens do caleidoscópio natural e cultural desta regiao da Europa.

A confraternizaçao na chegada entre David e o Neto.
Logo após a chegada começaram os preparativos para o "amargo" fim da aventura e das férias. As motos deviam ser devolvidas no início da tarde de sábado. E a logística das malas deveria ser preparada para o embarque para Sao Paulo do David e da Paula na noite do sábado e do Neto para Londres no domingo cedo. A Valéria resolveu dar uma esticadinha de uma semana na residência dos Marçolla Santos. Assim, começou o descarregamento do carro de apoio que estava lotado de iguarias compradas pelo caminho. Desde o tradicional vinho do porto e o queijo da serra da estrela até mel catalao e bolo de vigo encontrados em Montserrat passando por uma "pequena" lata de azeite extra-virgem de 3 litros, além de gatinhos de vidro de Santiago de Compostela entre outras iguarias e lembrancinhas.

David e Paula na chegada a Madrid.
43 horas de estrada e 246 horas parados em um total de quase 290 horas de aventura do Riding through Iberia.
Loly, mascote dos Marçolla Santos, se apunta para um passeio de moto.
A preparaçao das malas para encarar o vôo de volta. 2ª feira tem batente para viabilizar novas aventuras.
Valéria na chegada do Riding through Iberia. Para ela a viagem ainda nao terminou ficando uma semana mais em Madrid.
Antes do embarque, tivemos tempo de comer umas pizzas e empanadas no restaurante Nossa Pizza no Barrio de Pan Bendito em Madrid. Ambiente simples e boa pizza servida por uma divertida trupe de brasileiros radicados na capital espanhola. Carinhosamente a Dani apelidou o lugar da "Pizza do Paraíba". Esta foi a despedida do Riding through Iberia e do pessoal da Magic Window e família. De lá fomos todos ao Aeroporto de Barajas para as despedidas finais esperando que estas sejam apenas um até logo para as próximas aventuras que já estao sendo planejadas pelos aventureiros.

Foto da galera do Riding through Iberia e da Dani e das crianças no "Pizzaria do Paraíba" em Madrid.

Paraíba dançando e cantando enquanto servia as empanadas e pizzas para o grupo na última noite juntos.

Despedida do Riding through Iberia dos Marçolla Santos no Aeroporto de Barajas.

Abaixo segue slideshow com mais fotos do Riding through Iberia e aguarde o post final do blog com os agradecimentos a todos que nos ajudaram no projeto e durante a jornada.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Riding through Barcelona

Curtam as belíssimas imagens de Barcelona em clima de Vicky Cristina Barcelona...

E não percam ainda hoje o post da chegada a Madrid.

domingo, 2 de junho de 2013

Riding through Pirineus and France

Pessoal,

Ainda temos muito que contar da aventura Riding through Iberia. No video abaixo vocês se supreenderao com as belas imagens dos Pirineus e França culminando com a travessia da Ponte Millau abordo da moto do David.

E nao percam os próximos posts com as imagens de Barcelona e a chegada em Madrid.

Lar doce lar

É bom estar de volta a nossa casa...

Loli correndo para nos receber ontem no início da tarde.

Caminho a Zaragoza

No caminho a Zaragoza na tarde de sábado o tempo estava ensolarado, mas ventava muito. Seguimos rumo a Aragón com vento lateral e muito caminhao pela estrada. Estávamos na A-2 que equivale a uma Dutra espanhola ligando as duas principais cidades do país, Madrid e Barcelona. Assim, o tráfego de carretas é intenso e negociar as suas ultrapassagens de moto com forte vento lateral nao é muito fácil para os motociclistas menos experientes. O Neto sentiu um pouco a dificuldade e reduziu a velocidade até encontrar o trevo que dava acesso a estrada pedagiada R-2. Com três pistas e sem caminhoes seguiu a viagem mais tranquilo, pagando FELIZ o pedágio. O "maluco" do David seguiu pela A-2 em toda sua extensao a Zaragoza "voando" com sua GT1.600. A brincadeira ao final da viagem é que as multas por excesso de velocidade das motos do Riding through Iberia devem ajudar a fechar as contas públicas espanhola deste ano.

No final do dia chegamos todos sao e salvos em Zaragoza no hotel design Zentro onde tivemos um agradável jantar de despedida da aventura Riding through Iberia. Como em Pamplona nao tivemos muito tempo para conhecer a animada cidade de Zaragoza, pois na manha seguinte saímos por volta das 9:30h para Madrid, última etapa da viagem, em tempo de devolver as motos no início de tarde. O David na manha de ontem conseguiu fazer algumas fotos do centro histórico de Zaragoza e sua catedral que deixamos aqui registradas.

Moçada curtindo o último jantar do Riding through Iberia na estrada em Zaragoza.
Valéria descanso ao sol da manha em Zaragoza.

Montserrat

E nao é que a Catalunha nos reservava uma surpresa quando já estávamos de malas prontas para Zaragoza. A moçada do Riding through Iberia descobriu conversando com turistas no "Barcelona Bus Turistic" que havia um lugar muito especial ali pertinho de Barcelona e que nao havíamos incluído no nosso roteiro. Montserrat é o maciço rochoso mais importante da Catalunha situada a cerca de 50 Km de Barcelona.

Além da beleza natural da geografia que se destaca de forma singular com altitudes que alcançam os 1.236 metros de altura do pico de Sant Jeroni em suas encostas está situado o Santuário e Monastério Beneditino de Montserrat dedicado a virgem de Montserrat. O lugar se transformou em destino de interesse espiritual desde que foi encontrada ali, segundo reza a tradiçao, a imagem da virgem La Moreneta na Santa Cova. La Morenetta é uma escultura românica datada do século XII da virgem que é a padroeira da Catalunha.

Independente do interesse religioso que atrai milhares de pessoas para o Santuário todos os anos, a beleza do lugar é digna de nota divisando-se do alto de suas encostas todo o vale do rio Llobregat. A infraestrutura também chama a atençao sendo possível chegar ao Montserrat por trem, diretamente de Barcelona e teleférico desde Santa Cova, além das ótimas estradas da Catalunha. Ao lado do Monastério encontram-se lojas e restaurantes para os turistas. Do Monastério pode-se tomar o funicular de Sant Joan para vencer os seus 118 metros até um dos pontos mais alto do maciço Montserrat da onde saem trilhas para visitar as pequenas igrejas e hermitas do complexo.

É interessante destacar a importância cultura de Montserrat com a biblioteca do monastério que conta com quase 300.000 volumes, o conservatório infantil mais antigo da Europa e o museu com obras de mestres como el Greco, Picasso e Salvador Dalí.

Enfim, Riding through Iberia traz um pouco das belíssimas imagens feitas neste mágico local.

Monastério Beneditino de Montserrat.

Teleférico de Santa Cova descento as encostas de Montserrat.

Vista do alto do Monastério desde o ponto mais alto do funicular de Montserrat a cerca de 1.200 m de altitude.

Picos do maciço Montserrat junto ao funicular de Sant Joan que leva ao topo da montanha.

Funicular de Sant Joan com seus 262 m de extensao até o topo do maciço.

Mirante com turistas apreciando a bela vista do alto de Montserrat.
Por volta das 17:00h depois de comprar muitas guloseimas da Catalunha como bolo de figo e mel da terra, o Riding through Iberia partiu rumo a última parada antes de Madrid, Zaragoza.