segunda-feira, 27 de maio de 2013

Agora vou ajudar o Luiz contribuindo com um pouco das percepções de quem pilota a moto por estas estradas Europeias, já que o Neto não se manifesta já que seu interesse maior é pela gastronomia, hotéis e vinho... vou falar um pouco das estradas e das belezas que temos admirado por esta bandas...
Comecei com o planejamento desta rota há alguns meses lendo blogs e colhendo informações de locais e rotas que naturalmente atraem quem tem paixão por viagens de motos, não tinha até aquele momento intenção especifica de lugares pitorescos, portanto iniciei com um roteiro que passasse por grandes cidades e cujas médias estivessem dentro de padrões onde pudéssemos desfrutar não somente da pilotagem e também conhecer as cidades destinos e locais no caminho definido.
Quando distribui a rota para os companheiros as modificações e sugestões aparecerem e foram paulatinamente modificando o planejamento de forma a inserir locais que o Luiz conhecia, e cujos atrativos seriam inseridos. Sem duvida, a rota inicial ficou totalmente desfigurada e eu cada vez mais preocupado, pois das cidades e quilometragem inicial menos de 10% foi mantida. As médias diárias subiram um pouco, no entanto nada que não pudesse ser acomodado...

As surpresas vieram e de forma extremamente gratificante, até o momento passamos por 3 locais que certamente merecem destaque: Serra da Estrela em Portugal foi a primeira, um local maravilhoso onde tivemos nosso primeiro contato com estradas estreitas e sinuosas onde a velocidade média não passava de 50~70 km/h, passamos por um vale que é considerado o maior de Portugal, fizemos um anel de aproximadamente 150 km de extrema beleza e muita neve, subimos altitudes de até 2.000 mts e tivemos sorte de não ter nevado, isso seria um grande impeditivo pois certamente a estrada estaria bloqueada como na semana anterior. Se houvesse um contador de troca de marchas na moto certamente teríamos um recorde por km. Nosso destino era a cidade do Porto e lá chegamos exaustos e tarde... Foram muitas paradas para contemplação e fotos e isso nos atrasou muito.

Posteriormente, outro ponto inserido por sugestão o Luis foram os famosos picos da Europa na região da Cantabria, uma cadeia rochosa de montanhas íngremes que podem ser avistadas de longe. Aqui diferentemente da Serra da Estrela tivemos a oportunidade de pilotar quase 100 Km por entre paredões rochosos enormes e íngremes e um rio de aguas cristalinas provenientes da neve que derretia nos cumes. Foram diversas pontes alternado o lado do rio que esteve sempre presente oferecendo uma beleza adicional ao local.

O Neto se encarregou de efetuar uma rota através de suas pesquisas no Michelin e outros sites especializados e propôs um roteiro que faríamos nossa aproximação no ponto central dos picos margeando-os pela região sul, com cerca de 170 km por estradas estreitas e sinuosas e graças ao evento do pneu da moto atrasamos em muito o planejamento fazendo com que retornássemos para um ponto onde chegaríamos mais rápido no entanto eliminado o acesso e optando por um mais rápido pelo norte, ou o mesmo que teríamos que pegar para sair dos picos no dia seguinte. Neste dia chegamos ao hotel por volta das 22 hs, por sorte como nesta época tem escurecido tarde pudemos observar grande parte do percurso, mas como fizemos o retorno pelo mesmo acesso, fomos duas vezes agraciados pela beleza do local. O hotel que ficamos, chamado aqui de PARADOR fica no pé do pico central e ao lado do “cable car”que utilizamos para subir no pico mais alto da região... as fotos confirmam a descrição...

E finalmente, até agora, outro trecho que ficamos maravilhados com a beleza, foi a travessia do Parque dos Pirineos, divisa entre Espanha e França, saímos de Pamplona onde rodamos aproximadamente 150 km até iniciarmos esta travessia de mais 170 km totalizando 320 km até a Cidade de Lourdes na França. Uma rota também escolhida pelo Neto na noite anterior de nossa partida com ajuda de pesquisas na Internet, não tão popular como as travessias dos Pirineos Atlantico ou Orientales talvez pela sinuosidade da pista e presença de neve mais de uma beleza compensadora que salta aos olhos. São incontáveis os pequenos vilarejos no sul da França que tivemos a oportunidade de passar, interrompendo a cada 20/30 km nosso ritmo, levamos mais de 7 horas para chegar na cidade onde tivemos oportunidade de presenciar uma grande celebração que certamente o Luiz comenta. Neste circuito tivemos curvas, rios, cachoeiras, paredões, precipícios, pistas de esqui ainda em atividade, um movimento enorme de motos de todos os tipos e de várias nacionalidades, enfim um circuito extremamente popular na região para o motociclismo, um misto de tudo que já tínhamos visto agora com o charme da França.

As motos tem tido desempenho excepcional, o consumo é alto, ainda irei mencionar este ponto até o final da viagem. O nosso ritmo tem trazido um pouco de cansaço a todos, embora as médias diárias não sejam tão elevadas o para/sobe/desce para fotos, abastecimento, relaxamento e cafezinho ajuda no esgotamento, mas a compensação vem com a descoberta e prazer de rodar por aqui e as descobertas que estamos fazendo... estradas vicinais e auto pistas em

excelentes condições qualquer que seja a escolha, uma malha viária que oferece opções de acesso, falando em abastecimento o litro da gasolina tem variado entre 1,30/1,60 Euros e hotéis entre 60/100 Euros.

Todos os locais mencionados possuem características similares e diferentes, no entanto beleza e o frio são constantes, isso mesmo frio!!! pela manhã saímos sempre sob temperaturas inferiores a 5 graus, segunda pele, jaqueta, forro, outro forro se possível, meias térmicas, luva de pano + couro que ao longo do dia e dependendo da região oscilam para mais ou menos, mas como já disse a recompensa vem com a beleza e surpresa agradável do descobrimento e conhecimento destes locais... e sem duvida do prazer de pilotar por aqui... e principalmente sem chuva, era só oque faltava!!!!
Não posso esquecer de mencionar que a companhia também nos ajuda neste momento de contemplação, nossas esposas, Valeria e Paula tem se divertido e compartilhado conosco estes momentos, de outro lado o Luiz com a paciência das fotos e preparação do blog, nos ajudando com o carro de apoio e ainda contando com o suporte remoto da sua esposa Daniela na edição de vídeos e fotos... um pouco de atraso normal dada as condições de disponibilidade de Internet para que possam concluir o trabalho que vocês podem observar. Grato a todos!!!!