sexta-feira, 24 de maio de 2013

Riding through Iberia em Galícia

Ontem 8:30h saímos do Porto em direçao a Santiago de Compostela. Portugal deixa saudades pela hospitalidade de seu povo e as delícias de sua culinária. Nos despedimos de terras portuguesas jantando no restaurante Bacalhoada no lado oposto da Ribeira do Douro. Abaixo seguem fotos dos bacalhais gratinado e ensopado que a moçada do Riding through Iberia encarou... Vai aqui uma nota sobre a paixao do brasileiro pelo bacalhau. Além de ser saboroso e ter aquele gostinho de Sexta-feira Santa na casa dos nossos pais ou avôs, em Portugal só o bacalhau é salgado. Nao seu preço... Assim, brasileiro aqui enfia o pé na jaca e come bacalhau em todas as refeiçoes. Se tiver sobremesa de bacalhau, está encarando.

 
Mas voltando, eu dizia que seguíamos rumo a Santiago de Compostela. Para mim, que já cheguei nesta cidade, cruzando Castilla & León e a Galícia, com os pés cheios de "ampollas" (bolhas) foi um privilégio poder observar os colegas peregrinos chegando na praça em frente a Catedral de Santiago de Compostela. Se me permitem uma reflexao sobre este lugar, creio que o que o torna especial é a fé (seja qual for o credo ou filosofia de vida) e a perseverança das milhares de pessoas que cruzam as centenas de quilômetros dos vários caminhos que levam a Santiago. Quando colocamos o pé na praça testemunhamos um grupo de ciclistas espanhóis se abraçando e pulando juntos, certamente, em comemoraçao pela superaçao do desafio, enquanto alguns contemplavam a catedral e outros escreviam  as últimas páginas do diário da caminhada... Em suma, o espírito do lugar é especial.

Neto e David deixando adesivo da aventura Riding through Iberia em posto de gasolina entre Porto e Santiago de Compostela.

Tarde de Sol em frente a Catedral de Santiago de Compostela.
 
Momento de contemplaçao e de meditaçao após completar a longa jornada.
A galera do Riding through Iberia mais afeitos a comodidade de uma BMW 1600 e de uma boa cama de hotel prestaram a sua homenagem aos peregrinos balançando as chaves de suas máquinas em frente a Catedral de Santiago de Compostela.
 
 
De lá saímos já um pouco cansados dos primeiros 4 dias de aventura. O Neto e a Paula decidiram seguir direto para A Coruña a cerca de 75 Km ao norte pela AP-9 e os Ravanedas seguiram rumo a oeste em busca de uma rota mais bonita pelo litoral, mas mais longa e sinuosa. O carro de apoio que também estava meio "jamón" foi escoltando a moto do Baby e da Quérida (Neto e Paula). Chegamos a A Coruña por volta das 17:30h... Os Ravanedas chegaram um pouco depois, por volta das 19:00h.
 
No final da tarde fizemos um city tour relâmpago por A Coruña e tiramos muitas fotos da Torre de Hércules que fica na mesma ponta da península da cidade de A Coruña onde estávamos hospedado. Muito vento e frio vindo do Atlântico Norte nao ajudaram muito... Assim, voltamos logo para o hotel e jantamos cedo para descansar, pois o dia seguinte da aventura prometia...
 
 

4 comentários:

  1. NETO QUANDO PUDER OLHE SEUS EMAILS OK? ESTÁ TUDO BEM, MAS OLHE SEM FALTA SEUS EMAILS. BJS FABIANA

    ResponderExcluir
  2. Show de bola o blog!!
    Acompanhamos todos os dias, ainda mais com o texto cheio de história e explicações, candid pictures e eu vejo o Spot! sempre que possível...
    Os lugares parecem ser incríveis mesmo.
    Parabéns a todos!!!
    []'s
    Julio & Carla

    ResponderExcluir
  3. David, td beleza.. imagino que sim!!

    Eu passei por Santiago de Compostela e essa Catedral é simplesmente maravilhosa e a cidade es muy hermosa!!!

    A culinária espanhola é muitooo boaaa... e o preço também é bem favorável!!!!

    Aproveitaaa!!!

    []s

    Nathália Galhego

    ResponderExcluir
  4. David, belas fotos amigo! Curtam bastante.
    Abraços
    Chico

    ResponderExcluir