sábado, 25 de maio de 2013

Riding through Iberia no Principado de Astúrias

Olá,

Ontem o Riding through Iberia seguiu viagem em sentido oposto ao caminho primitivo do profeta Santiago cruzando as províncias de Astúrias e Cantábria em magníficas paisagens entre o litoral recortado em golfos e baias do Mar Cantábrico e as impressionantes formações rochosas dos Picos da Europa.

A viagem começou tranquila desde A Coruña rumo a Oviedo, capital do Principado de Astúrias. Um pouco de frio incomodava, mas o tempo permaneceu razoavelmente firme durante todo o trajeto. Na última hora, resolvemos alterar a rota para o nosso destino do dia, Fuente Dé nos Picos da Europa, Cantábria. Preferimos contornar a cidade de Oviedo ao invés de seguir pela autopista A-8 margeando o Mar Cantábrico. As vias expressas com as BMW's 1600 nao permitem apreciar muito a paisagem, pois a velocidade média em alguns trechos ultrapassa os 120 Km com o carro de apoio tentando acompanhar a potência das máquinas alemaes. Assim, seguimos rumo a uma cidadezinha no interior das Asturias chamada Cabañaquinta. Dali a idéia era seguir por uma estrada ao sul do maciço Picos da Europa e chegar a Potes e Fuente Dé apreciando os lindos vales asturianos e cantábricos que circundam os Picos da Europa e a Cordilheira Cantábrica.
 
Mas aí descobrimos que Murphy estava na garupa de uma das motos. O David naquele caqüete de motociclista desde os 14 anos deu aquela chutadinha no pneu trazeiro da BMW do Neto e notou que o mesmo se encontrava completamente desgastado sem a cobertura de borracha e com a manta de aço amostra. Na retirada das motos ao sair de Madrid os pneus de ambas as máquinas foram verificados e nada parecia indicar que apresentariam algum problema. Mas os cerca de 1200 Km rodados nos 4 primeiros dias da aventura e o sobrepeso que a moto levava (diríam alguns amigos mais maliciosos) foram demais para o pobre pneu que acabou por arriar. Nao dava para arriscar continuar rodando naquelas condiçoes. Assim, teríamos que encontrar um jeito de trocar o pneu de uma das BMW no interior das Astúrias. O que fazer? Onde acharíamos uma concessionária ou loja de pneu que vendesse um "metzeler" ou similar naquela configuraçao?
 
 
 
O carro de apoio que para variar chegou alguns minutos depois das motos encontrou um David ofegante que imediatamente disparou: Luiz, temos um PUTA problema. Aí, pensei comigo, f... Mas Graças a Deus era só o pneu. O desafio agora era encontrar a tal peça ali naquela cidadezinha do interior nos meios das montanhas das Astúrias.

A galera do Riding through Iberia saiu perguntando para os moradores  onde poderíamos encontrar uma loja de moto ou taller (oficina) para trocar o pneu avariado. Descobrimos que em Cabañaquinta há uma loja autorizada da Suzuki que vende quadriciclos e motos trailers. Fomos correndo até lá. Já eram umas 14:00h. Quando chegamos demos com a cara na porta com a loja fechada até às 16:00h para a sagrada sesta vespertina. Daí nao teve jeito, fomos obrigados a pegar o carro e sair em direçao a "maior" cidade mais próxima, Moreda de Aller. Ali finalmente encontramos uma pequena revendedora de moto chamada Motoracing. Juan, seu proprietário, estava saindo para a sua sesta quando batemos em sua porta. Mesmo com a loja fechada ele prontamente nos atendeu e se dispôs a nos ajudar.
 
 
Claro que o pneu da BMW ele nao tinha, pois a Moto Racing é uma revenda e mecânica de motos trail. Mas ele conhecia os distribuidores da regiao de Oviedo e foi ligando para cada um até encontrar uma loja que tinha o produto em estoque. Nisto entre encontrar o pessoal da Moto Racing e esperar a sesta do bom samaritano Juan, encontrar a distribuidora de pneus que tinha a peça em Oviedo e "voar" até lá para pegá-la foram mais ou menos 3 horas de chá de cadeira sentados na guia da calçada em frente a loja do Juan. Enquanto o tempo passava, o David resolveu acender um "puro" cubano, as meninas foram fazer a unha, o blogueiro foi preparar o post de ontem... Enfim, a vida seguiu...
 
 
No fim tudo acabou bem e do episódio levamos apenas mais uma boa história do "Riding through Iberia" sem maiores sustos. Para a posteridade tiramos a foto abaixo com o Juan e equipe.
 
 
 
Agradecemos o pessoal da Motoracing pela presteza e pelo carinho. Sem sua ajuda a dor de cabeça seria muito maior e provavelmente perderíamos um dia da aventura. Agora o Riding through Iberia tem amigos em Astúrias e aproveitamos este espaço para deixar os links do site da Motorracingtrial e do Moto Club Cuenca Minera de Aller (Asturias) do qual o Juan (em pé de moletón vermelho) é membro da junta directiva. Valeu galera!
 
 
 
A espera do pneu em frente a Motoracing em Moreda de Aller.
 
Enquanto esperávamos o pneu da moto, o David resolveu acender e apreciar um "puro" cubano.
 
Trocado o pneu da moto do Neto, seguimos finalmente para os Picos da Europa que será assunto do nosso próximo blog. Vocês nao podem perder as fotos do lugar. Garanto que sao de tirar o fôlego...
 
 


Um comentário: