quinta-feira, 30 de maio de 2013

Riding through Iberia Barcelona

Aqui estamos em terras catalãs. Escrevo estas linhas olhando para as torres da Sagrada Família, obra maestra e expoente do modernismo catalã do arquiteto Antoni Gaudi, que deu forma a esta magnífica cidade nas costas do Mediterrâneo.
 
Ontem nao postamos no blog, pois nao tínhamos muito o que contar da cidade de Gruissan na costa mediterrânea francesa. Primeiro porque estava muito frio. Nao a temperatura (12 graus), mas o vento fazia a sensaçao de frio despencar mais uns 5 graus. Assim, a visita a Gruissan foi um pouco prejudicada... Sem falar, cá para nós, e que os franceses nao nos ouçam, nao se tem muita coisa para fazer ou ver na cidade de qualquer jeito nesta época do ano. Creio que aqui comemos bola na rota e ao invés de rodar mais uns 40 Km e ficar na animada cidade de Carcassonne dentro de suas muralhas medievais resolvemos pousar no litoral imaginando que já primavera avançada estaríamos ao sol do Mediterrâneo. Ledo engano. A única coisa que valeu da deserta cidade foi o jantar em uma simpática creperie em que nos atendeu um garçom que pelos menos tentava falar inglês e espanhol. A comida estava deliciosa acompanhada de um bom chardonnay da regiao.
 
Fotos do balneário de Gruissan. O tempo nao ajudou muito nesta parada e a cidade estava praticamente deserta.
 
Na manha seguinte acordamos cedo e fomos abastecer as motos e o carro de apoio. Aproveitamos para fazer um café da manha encima da geladeira da Miko (Kibon local) em frente a loja de conveniência do posto de gasolina. Baquete fresquinha cortada com o canivete do David e presunto e queijo... E muito vento e frio. A proposta de rota do dia era aproveitar a proximidade de Carcassonne e seguir rumo a Barcelona por estradas vicinais nas encostas dos Pirineus no caminho para Andorra. No entanto quando entramos na estrada uma parte do grupo se confundiu e seguiu direto para Barcelona pela autoestrada e o David e a Valéria seguiram para Carcassonne. Assim, eu, o Neto e a Paula chegamos em Barcelona no começo da tarde. E o David e a Valéria rodaram uns 500 Km pela belíssima regiao de Carcassonne passando pelas regioes vinícolas de Girona e Penedès no caminho para Barcelona. O David deve escrever um post sobre este trecho da viagem que segundo ele é imperdível ("ups" para nós!) com imagens de Carcassonne e das regioes produtoras de vinho.
 
Foto do Distrito Financeiro tirada do deck do Hotel Melon Distric no Distrito de Marina.

A Sagrada Família em plenas obras que nao devem estar prontas antes de 2016, ano do centenário de Antoni Gaudi.
Agora vamos falar de Barcelona. Esta é a terceira vez que venho a esta linda cidade e a cada retorno se descobre mais e mais coisas para se admirar e fazer. Com certeza, Neymar fez uma excelente escolha em vir para o Barça. Além do timaço de futebol que leva o nome da cidade, o lugar é uma graça para se viver. Ontem descansamos um pouco e saímos para passear pelo centro da cidade. O Neto e a Paula circularam pela cidade antiga no bairro Gótico onde nos encontramos para um tinto de verano em frente a Catedral. Verano, que ainda nao chegou, mas que estava saborosamente refrescante acompanhado de umas patatas bravas. Esperamos os Ravanedas que chegaram ao hotel por volta das 20:00h e em seguida fomos jantar no Bilbao Berria restaurante dos amigos Iñaki Lasa, Rafa Viar e Pedro Antonio López. Dois vascos e um catalao, três "personajes" com uma mesma paixao, a cozinha mais divertida do norte de Espanha "EL PINTXO". Foi uma noite de muitos pintxos (em grafia euskera), pescados e paellas. E um solomillo al purê ibérico para os nao chegados a frutos do mar como é meu caso. E quase me esquecia... Regados a Cava e vinho tinto da regiao de Penedés, Catalunha.          
 
Catedral no coraçao do Bairro Gótico em Barcelona.
 

Vitrines de galeria na Praça da Catedral em Barcelona.

 

Descanso do blogueiro "Janela Mágica" (Magic Window) antes do jantar.
Riding through Iberia curtindo um bom bacalhau no Bilbao Berria.
 

Pintxos mil em Bilbao Berria.
 


O David encarou uma paella de frutos do mar no Bilbao Berria.



Nao percam mais fotos e histórias do Riding through Iberia em Barcelona nas próximas horas...

Um comentário:

  1. Belíssimas fotos... vídeos...o blog está maravilhoso!!! Estou amando essa viagem!!!!Me sinto viajando junto com vocês. Boa viagem e que Deus os acompanhe. Fabiana Paolini

    ResponderExcluir