Vamos falar
do motivo de todo este esforço, um pouco do equipamento, acho que em matéria de
escolha das motos, sem duvida o tiro foi certeiro, BMW K 1600 é a moto topo de
linha da BMW e também a mais cara no Brasil, cerca de R$ 109.000.
Um motor de
160cv , e com opcionais que deixam alguns bons veículos com inveja: destacamos
rádio, bluethooth, controle de tração, freios ABS, suspensão eletrônica
ajustável, farol de Xenon com adaptação automática, aquecimento dos bancos, além
do motor de 6 cilindros com módicas 1.649 cilindradas.
Para esta
viagem sem duvida o quesito “conforto garupa” pesou muito nesta decisão, uma
moto que se encaixa no segmento turismo, deve atender este quesito, embora com
seus 1 metro de largura e 348 kg, traz um outro atrativo que deve ser
considerado quando viajamos acompanhados: a altura do solo e facilidade de
acesso do garupa, moto alta o acompanhante sofre para subir e descer, e isso
motiva a permanência na moto e assim perdemos ótimas oportunidades de paradas
sejam para descanso, fotos, etc...
Oferece um
motor potente e compacto, cuja velocidade máxima supera facilmente os 200 km/h,
portanto com muito folego de reserva quando matemos uma velocidade de cruzeiro
em torno de 130/140 km/h.
Dentro da
linha K 1600 existem duas opções; a GT, um pouco mais “básica” que a GTL, sem
som de série nem a maleta traseira, apesar de manter as duas laterais. A
ergonomia da GT é mais esportiva, enquanto a GTL preza mais pelo conforto, eu
estarei com uma GT e o Neto com uma GTL, outros itens de conforto fazem parte da
diferença entre ambas: o para-brisa da GTL também é maior, e pedaleiras e
assentos são mais largos.
Pilotar com
um bom equipamento é prazeroso, agora com a ajuda de bancos aquecidos, piloto
automático, som, altura e inclinação da bolha, dentre outras facilidades, sobra
tempo para curtir bastante a estrada e visual com muito
conforto.
Caso o
clima esteja frio, ligue o aquecedor de manoplas e de assentos, tanto para o
banco do piloto, como para o do passageiro, suba um pouco a bolha e, sinta-se no
sofá de casa, só não vale cochilar...
Mas, tudo
isso requer por outro lado muita atenção e cuidado extra, considerando que
muitos comandos podem ser executados com a moto em movimento com um simples
toque em uma roldana de múltiplas funções no punho esquerdo, qualquer alterações
no sistema demonstra resultados que certamente requerem nossa atenção e ou
interação, portanto cuidado... continue curtindo o visual e estrada e deixe os
ajustes para um momento mais oportuno.
O modulo de
controle de tração é muito útil para uma “nave” deste porte, evitando que a roda
traseira derrape caso exista perda de aderência ao solo nas acelerações,
cortando a injeção de combustível. Além de alterar o nível intrusivo do sistema,
o controle de tração muda a entrega de potência para tornar a viagem mais
segura. A opção Rain além de ser indicada para a chuva pode também ajudar na
presença de óleo ou areia no asfalto, por exemplo, nesta opção a entrega de
torque e potencia é a mais gradual do que nos demais módulos Road
(intermediário) e Dynamic que possui a curva de acionamento do sistema no limite
de potencia.
Outro
eletrônico que faz diferença, é a suspensão eletrônica. Além de alternar a
rigidez entre as opções Confort, Normal e Sport, seleciona-se ainda opções para
carga de bagagem e garupa.
Dentre
todas estas atrações tecnológicas o grande destaque e atrativo da moto é a
performance dinâmica do conjunto motor, chassi e câmbio. Com todo o tamanho e
peso, tem trocas de direção rápidas oque certamente aumenta o prazer de
pilotar.
Postado por Luiz Alfredo Santos em nome de David Ravaneda.
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