domingo, 26 de maio de 2013

Riding through Iberia nos Picos da Europa

Depois do susto com o pneu da moto e outros percalços pelo caminho em viagem que durou mais de 12 horas, finalmente chegamos ao nosso destino no 5º dia do Riding through Iberia. Estávamos em Fuente Dé na Cantábria. Já eram 23:00h quando pela escuridao da noite ainda sem a bela Lua quase cheia que surgiria brilhante por detrás das montanhas, entramos no Parador Fuente Dé ainda a tempo de pegar o derradeiro serviço da cozinha. Corremos para o restaurante e tivemos um saborosíssimo e animado jantar desfrutando da atençao e da cordialidade da equipe do Parador que apesar do avançado da hora nos atendeu com todo o carinho.  
 
Galera jantando após um dia muito cansativo na rota. Graças a Deus todos chegaram bem.
David para lá de Bagda... Depois do longo dia e de uns copos de vinho, nosso amigo resolveu beber a água das flores.
Para quem nao conhece, o Parador de Fuente Dé, um moderno hotel construído a partir de um refúgio de montanha, fica aos pés dos Picos da Europa junto ao fértil vale de Liébana. Os Picos da Europa é um daqueles lugares abençoados por Deus pela sua exuberante natureza tanto pelo seu relevo, pródigo em acidentes geográficos de grande interesse, quanto por sua flora e fauna. Reza a tradiçao que o maciço montanhoso levou este nome pelo fato de que supostamente era a primeira terra européia avistada pelos navegantes ao vir da América. Mas isto nao tem muita importância diante da exuberância do lugar que é simplesmente maravilhoso como as fotos panorâmicas tiradas ontem atestam...    




Fotos panorâmicas dos Picos da Europa ao lado do teleférico de Fuente Dé.
A principal atraçao da regiao de Fuente Dé é tomar o teleférico que fica ao lado do hotel para vencer os mais de 800 m de desnível entre o vale e o topo do maciço. O teleférico logo no início da operaçao do dia seguia lotado de turistas e aficcionados por esportes de aventura. Sao cerca de 20 pessoas por viagem apertadas como em um ônibus lotaçao. O  trajeto de 1.500 m é feito em aproximadamente 3,5 minutos. Para aqueles com medo de altura é bom nao olhar para baixo, pois dá um friozinho na barriga ver o paredao da montanha se aproximando e o hotel lá embaixo ficando cada vez menor como uma miniatura.
 
Hotel Parador de Fuente Dé.
Teleférico Fuente Dé e o parador lá embaixo.
 
Maciços rochoços dos Picos da Europa.
 
Moçada descendo os Picos da "Zoropa"
Saimos da Fuente Dé já com saudades dos Picos da Europa e prometendo voltar um dia com mais tempo para explorar as belezas da regiao. Mas antes de dar adeus a Cantábria rumo ao País Basco e a Navarra, paramos em Potes onde a galera do Riding through Iberia resolveu se aventurar mais uma vez... Agora pela culinária típica da regiao encarando um saboroso cozido cantábrico com costelinha de porco, chorizo, grao de pico e outras cozitas mais...
 
Cozido típico que a galera encarou neste sábado.
De novo na estrada e depois de tomar muito expresso para espantar o sono e a moleza da barriga cheia pós o almoço, retornamos a Carretera do Cantábrico seguindo até as proximidades de Bilbao, onde rumamos para o interior da península até a parada em Pamplona, capital da Comunidade Foral de Navarra. Pelo caminho fomos apreciando as belíssimas paisagem dos golfos e baias da Costa Cantábrica.
 
 
 

Um comentário:

  1. Belíssimas paisagens...fotos maravilhosas!!! Estou amando essa viagem! bjs Fabiana

    ResponderExcluir